Seções

L Y R A

RU – Você começou cantando Pop Rock nacional, certo? De onde veio o interesse em cantar Heavy Metal e Música Celta?
Lyra – Na verdade, comecei cantando pop rock nacional e internacional, logo depois já comecei a cantar rock. Tive várias bandas ao mesmo tempo, no começo, e uma delas era de rock, onde eu cantava Led Zeppelin, Heart, Van Halen, Whitesnake, Nirvana, Ramones, Iron Maiden, etc... Cantei de tudo, até MPB (sou muito eclética), mas sempre fui mais voltada para o rock e, como eu escrevia letras que casava certinho com o heavy metal, optei por esse estilo.

RU – Aliás, de onde veio o interesse em juntar os dois, Heavy Metal e Celta/Folk?
Lyra – Optei pelo heavy metal, por ser um estilo que combinava mais com meu estado de espírito no momento. Gravei o primeiro CD focado nesse estilo, mas, como sou muuuuito eclética e também gostava muito de New Age/Celta, optei por misturar esse estilo.

RU – Você se espelha em projetos do tipo, como Skyclad, Cruachan, Tuatha De Dannan, Blackmore’s Night e etc?
Lyra – Quando gravei o primeiro CD, me espelhava em várias bandas como: Theatre of Tragedy, Nightwish, Heart, etc... Já no segundo CD (New Age/Celta), me espelhei, em primeiro lugar, na cantora Loreena Mckennitt, de quem sou muito fã, mas acho que coloco muito do meu estilo próprio, pois acabo misturando várias tendências.

RU – No caso do seu lado Celta, você tem feito alguma divulgação nesse meio, seja musical, seja cultural (religiões, cultura, folclore celta, etc)?
Lyra –Divulgo minha música nesse meio sim, mas, percebi que o público para esse tipo de música é bem variado, não apenas os místicos, mas qualquer pessoa que goste de boa música, tanto entre os jovens, como entre os mais velhos.

RU – Você apenas gosta de cantar e tocar música Celta ou também leva isso para sua vida pessoal e filosofia de vida? Ou seja, os assuntos que você canta realmente acredita neles, ou apenas acha legal?
Lyra –Sou ligada a coisas místicas, adoro isso! Acredito em muitas coisas desse tipo sim!!!!

RU – Fale de todos os trabalhos lançados até então.
Lyra – Bem, o primeiro trabalho “In the Ocean of Conscience – 2005”, é voltado para o Heavy Metal com vocais líricos, foi produzido por mim e pelo meu amigo Vinícius Sampaio (guitarrista da banda “Lethal Fear”). Tem um pouco de heavy melódico, heavy rock e heavy metal tradicional. Misturei um pouco de cada influência minha. O segundo trabalho “Through the Night - 2006”, é bem diferente do primeiro, é voltado para o New Age/Celta, outra influência minha. É um CD bem suave, relaxante, para quem quer um pouco de paz. Foi produzido por mim e por Marcelo Mancini.

RU – Você toca ao vivo? Se sim, você tem uma banda fixa ou conta apenas com amigos ou músicos contratados?
Lyra – Sim. Faço um duo com meu namorado André (voz e piano), chamado “Lyra´s Angel” e fazemos alguns shows ao vivo. Mas é somente nós dois.

RU – Você tem feito alguma divulgação em casas holísticas, lugares ligados à magia, Wicca como escolas, eventos e rituais? Pois sua música cai como uma luva para esse público.
Lyra – Sim, vendo meus cds, também, em casas holísticas, lojas esotéricas, livrarias ligadas à magia, etc...

RU – Como anda a cena de Amparo/SP?
Lyra – Há alguns anos atrás, a cena metaleira de Amparo estava mais agitada do que hoje. Havia mais eventos desse tipo, mas agora diminuiu bastante. Parece que os metaleiros foram embora de Amparo. Mas, não sei dizer porque isso está acontecendo... Quanto ao Celta, muita gente conhece esse tipo de música por aqui, mas não sabe que é definido como CELTA e, quem não conhece, quando ouve, acaba gostando.

RU – O final é seu!
Lyra – Bem, gostaria de agradecer por mais essa oportunidade!
Gostaria também de dizer que, além desses dois cds gravados, estou começando a trabalhar novas músicas para um próximo cd. Esse novo cd será voltado mais para o Celta e será mais agitado que o segundo cd. Vou gravar também, duas músicas tradicionais, além de músicas próprias. Estou contente com esse novo estilo, pois percebi que agrada a muitas tribos, inclusive os metaleiros.